SINGULAR GALERIA DE ARTE
Artistas I a P
I'm another title
Jenner Augusto
Jenner Augusto da Silveira (Aracaju, 11 de novembro de 1924 — Salvador, 2 de março de 2003). Pintor, cartazista, ilustrador, desenhista, gravador.
Na cidade de Lagarto realiza cartazes para o cinema local. Em Laranjeiras, por volta de 1940, estuda a pintura de Horácio Hora. Volta a morar em Aracaju em 1944, quando se dedica à pintura e trabalha no comércio. Em 1949, realiza gratuitamente painéis, em estilo modernista, para a decoração do Bar Cacique.
Em 1949, muda-se para Salvador, e trabalha como assistente no ateliê de Mario Cravo Júnior. Nessa época, participa com Lygia Sampaio e Rubem Valentim da polêmica mostra Novos Artistas Baianos, realizada no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia. Desenvolve na cidade alguns trabalhos plásticos sob encomenda, destacando-se o afresco Evolução do Homem, para o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, realizado entre 1953 e 1954. Viaja ao Rio de Janeiro para expor individualmente, e conhece Candido Portinari e José Pancetti, que o recomendam à crítica e aos colecionadores.
Na década de 1960, pinta constantemente o bairro de Alagados e paisagens de Salvador. Em 1966, recebe convite para inaugurar a mostra Baianos na Filadélfia. No ano seguinte, viaja por França, Itália, Holanda, Inglaterra e Bélgica, onde conhece Paul Delvaux. Nas viagens, faz anotações, estudos e desenhos, editando-os em um álbum, publicado em 1970. Ilustra o livro de Jorge Amado Tenda dos Milagres. Há pelo menos três livros sobre sua obra: Jenner: A Arte Moderna da Bahia, de Roberto Pontual, editado pela Editora Civilização Brasileira, Os Alagados de Jenner, um álbum com cinco serigrafias e texto de Adonias Filho, editado pela Ranulpho Editora de Arte, e um livro-álbum denominado Jenner, com reproduções de sua obra, em cores e preto-e-branco, desde os primeiros trabalhos, publicado pela Imprensa Oficial da Bahia.
I'm another title
Leonilson Bezerra
''A palavra entrou realmente nos trabalhos. Eu estava muito apaixonado.Ficava sozinho, sem saber direito o que fazer. Então pensei em escrever nos desenhos em vez de ficar escrevendo em cadernos."
Leonilson Bezerra
Nascido em Fortaleza, em 1957, Leonilson muda-se para São Paulo ainda pequeno, e logo cedo começa a demonstrar o seu interesse pela arte.
Passa pela escola Panamericana de Arte e depois ingressa no curso de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado, deixando-o incompleto, para se tornar um dos grandes expoentes da arte brasileira contemporânea.
Na década de 1980, faz parte do grupo de artistas que revolucionou o meio artístico brasileiro com a retomada do "prazer" da pintura, conhecido como Geração 80.
Participa, em 1985, das Bienais de São Paulo e Paris. Mas é nos primeiros anos da década de 1990, que o artista firma-se como um dos destaques no panorama cultural brasileiro, com uma obra contundente, expressando como nenhum outro, os dramas e as angústias do homem contemporâneo.
O artista falece jovem, em São Paulo, em 1993, deixando uma obra autêntica, com a qual buscou incansavelmente a intensidade poética individual. Na Bienal de São Paulo de 1998, foi homenageado com uma sala especial. A imagem de uma escultura foi o motivo do emblema do evento e o detalhe de um desenho a imagem do cartaz.
I'm another title
Luiz Henrique Vieira
"... Nome de destaque em cartaz, e há quase três décadas em atividade, o belo horizontino Luiz Henrique Vieira é um" camaleão "que trafega por várias linguagens.''
Morgan da Motta, Jornal Hoje em dia, 17 de novembro de 2003.
Nascimento em Belo Horizonte, Brasil, 1960. Mora e trabalha em Belo Horizonte.
Formado pela Universidade Estadual de Minas Gerias, Belo Horizonte em 1979.
O artista já participou de 29 Salões de arte, tendo sido premiado em 11 deles.
Exposições Individuais:
Itaú Cultural, Belo Horizonte, Brazil, 1983. Galeria de Arte de La Editora Nacional, Barcelona, Spain, 1984."Ponto e Contraponto”, Galeria do IAB, Belo Horizonte, Brazil, 1986."Geognóstica", Pedras Lunardi, Belo Horizonte, Brazil, 1888."Arte Maldita", Centro Cultural da Universidade Federal, Belo Horizonte, 1989."Terra - Ciência e Arte", Centro Cultural da Universidade Federal, Belo Horizonte, 1990."Sob Tensão", Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte, 1990."Los Lobos", Casa de Cultura José Peinado, Caracas, Venezuela, 1991."Vou Te Amar", Belas Artes Galeria, Belo Horizonte, 1994."O Objeto do Desejo", Celma Albuquerque Galeria, Belo Horizonte, 2002."Auto-retrato a partir de Dados Alheios", Quadrum Galeria, Belo Horizonte, 2003. “No Jardim”, Galeria de Arte da Cemig, Belo Horizonte, 2006. “Obra Gráfica . 1981-2003”, Galeria de Arte da Copasa, Belo Horizonte, 2006.